Plena Irrigação
A irrigaçãoé uma técnica milenar, com o objetivo de proporcionar à planta água na quantidade exata e no período em que ela necessite, a fim de melhorar seus índices produtivos e de crescimento, corrigindo a distribuição irregular das chuvas. Fornecendo água, de forma econômica, na quantidade suficiente e no momento certo, visando criar condições adequadas de umidade, necessárias para o pleno desenvolvimento das culturas.
Além de proporcionar maior produtividade das culturas e produtos de melhor qualidade, a irrigação também permite obter benefícios como: viabilizar lavouras em regiões com regime de chuvas irregular; aumentar lucros para o produtor; proporcionar segurança ao mesmo e a permanência do homem no campo.
Irrigação por superfície
Uma das técnicas de irrigação que necessita de muita água devido a isso e muito pouco utilizada, já que o interessante é você utilizar a menor quantidade de agua possível.
Irrigação localizada
Muito utilizada nos dias atuais, sendo muito aplicados nas regiões áridas os dois tipos básicos são micro aspersão e gotejamento, pode ser utilizada em conjunto com a quimigação onde são adicionados fertilizantes na água que será utilizada na irrigação. A irrigação localiza economiza 90% em comparação com a irrigação por superfície.
Irrigação por Aspersão
Esse tipo de irrigação simula uma chuva artificial onde um aspersor direciona a água para o ar, onde essa se transforma em pequenas cotículas que caem sobre o solo e depois e absorvida pela planta.